As
operadoras de planos de saúde com até 100 mil beneficiários devem
realizar o cadastro de suas estruturas de Ouvidoria no portal da
Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) até o próximo domingo,
4/05. Todas as demais operadoras, com número de beneficiários acima
de 100 mil, já criaram suas ouvidorias e se cadastraram junto à
Agência.
A
criação de Ouvidorias pelas operadoras de planos de saúde tem por
objetivo estabelecer um canal de recebimento de sugestões,
consultas e reclamações de beneficiários para a busca da solução de
conflitos, bem como a obtenção de subsídios para o aperfeiçoamento
dos processos de trabalho da operadora.
Esta é uma exigência disposta na
Resolução Normativa nº 323/2013 da ANS. De acordo com a norma, as
operadoras devem encaminhar anualmente à ANS um relatório
estatístico e analítico contendo os resultados obtidos.
100%
de êxito no envio de relatórios das operadoras de grande
porte
Terminada a fase de estruturação das ouvidorias,
as operadoras de grande porte tiveram até o dia 15/04/2014 para
encaminhar seus respectivos relatórios, com os dados apurados de
outubro a dezembro de 2013. Todas enviaram os relatórios das
ouvidorias cadastradas.
De
acordo com o ouvidor da ANS, Jorge Toledo, a expectativa com a
implantação das ouvidorias nas operadoras de planos de saúde é de
que a relação entre consumidor e operadoras se torne mais
harmoniosa: “Estamos certos de que a atuação das ouvidorias
contribui para a diminuição do número de reclamações e para a
ampliação da mediação de conflitos. Um fato que reforça essa
perspectiva é que, pelo quinto mês consecutivo, após a criação de
ouvidorias nas operadoras de grande porte, está em queda o Índice
de Reclamações divulgado pela ANS com base nas queixas de
consumidores de planos de saúde”.