Em reunião no Rio de Janeiro, representantes das instituições falaram sobre regulação e acesso à informação
Na tarde da última quarta-feira (13), profissionais da Agência Nacional  de Saúde Suplementar (ANS) reuniram-se com representantes do Instituto  Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) na sede da Agência, no Rio de  Janeiro. Na pauta, a apresentação de proposta da ANS para tornar mais  claras à sociedade as informações sobre reajuste de planos de saúde.
O encontro foi o primeiro de uma nova rodada de reuniões com agentes do  setor de saúde suplementar que a diretoria de Normas e Habilitação dos  Produtos (DIPRO) está promovendo. "Nós acreditamos que não há melhor  maneira de aprimorar a regulação e o relacionamento com a sociedade que  por meio da construção colaborativa", afirmou o diretor da DIPRO,  Rogério Scarabel.
Representando o Idec, Teresa Liporace,  Ana Carolina Navarrete e Igor Britto reconheceram a importância de  participarem das discussões e terem oportunidade de trazer à reguladora  as principais demandas que recebem dos consumidores: "Os temas mais  frequentes são relativos à falta de informações sobre contratos e aos  reajustes de planos coletivos", contou Navarrete. Teresa Liporace  destacou que o acesso a informações contribui para o aprimoramento  regulatório: "Quanto mais instrumentos a ANS fornecer, em termos de  controle social, mais a sociedade poderá colaborar", disse. Para Igor  Britto, um grande desafio é falar sobre o setor de forma mais fácil: "O  tecnicismo precisa ser superado, pois torna a linguagem inacessível ao  público. Mas a tarefa não é fácil. O esforço da Agência terá que ser  muito grande mesmo para que a informação seja compreendida pela maior  parte dos brasileiros", pontuou.
Nesse sentido, a ANS  apresentou um protótipo da nova página de seu portal sobre o reajuste de  planos individuais: "A proposta que está em elaboração tem o objetivo  de simplificar a linguagem e de traduzir o reajuste de forma didática  para o leigo, com informações relevantes também para o público que tem  maior conhecimento do setor. As bases de dados usadas para o cálculo do  reajuste e simulador para que qualquer pessoa veja como é feito o  cálculo são algumas das novidades", finalizou Scarabel.