Levar em consideração a experiência do consumidor e tentar entender
cada vez mais suas necessidades. A Allianz Seguros passou a ouvir
os segurados de residência para avaliar a satisfação do processo de
sinistro da companhia.
Depois de um sinistro, os consumidores receberão duas pesquisas,
uma na etapa de comunicação e outra após o pagamento da
indenização. A avaliação é feita com uma a cinco estrelas, a partir
do programa Voice of the Customer.
“Escutar os nossos clientes, canal de vendas e parceiros é a nossa
prioridade e o VoC é uma das principais ferramentas para promover
essa aproximação com os consumidores. Por meio de notas, que vão de
uma a cinco estrelas, comentários e conversas com segurados,
conseguimos analisar e otimizar continuamente os processos internos
da empresa”, afirma Luiz Cartolano, diretor executivo de Marketing
e Transformação da Allianz Seguros.
No
mês de julho os clientes passarão a classificar o atendimento da
seguradora logo após a compra do seguro de Residência e, também, de
Automóvel.
As
implementações fazem parte do Voice of Customer (VoC), plataforma
digital, sistêmica e global do Grupo Allianz para coletar feedbacks
dos consumidores imediatamente às suas jornadas com a marca.
A
implementação do VoC no Brasil começou em setembro de 2020 para o
produto Automóvel, com a Liquidação de sinistro – após pagamento da
indenização ou retirada do veículo da oficina.
E,
em março deste ano, avançou para a Notificação de sinistro. As
notas e os comentários da etapa de Liquidação são publicadas no
site da Allianz, com acesso a qualquer internauta.
Atualmente, a área de Sinistros da companhia tem classificação
geral de 4,4 estrelas, com 86% das opiniões
positivas.
Voice of the Customer (VoC)
O
objetivo do Voice of the Customer é avaliar a experiência dos
consumidores durante a sua jornada com a Allianz em uma escala de
cinco estrelas – em caso de avaliações com três estrelas ou menos,
a empresa tem como processo entrar em contato com o respondente em
até 24h e encerrar o caso no prazo de 48h.
Cartolano explica que os resultados colhidos neste programa
permitem que o cliente seja o centro das iniciativas e decisões da
Allianz. “Além de nos possibilitar a responder de forma específica
e imediata às suas solicitações e preocupações”, destaca o
executivo.
A
nota e os comentários são obtidos a cada interação. A Allianz
envia, por e-mail uma pesquisa questionando a satisfação do cliente
em relação aos serviços prestados.
O
VoC considera cinco pontos de contato: Venda e Emissão; Renovação e
Cancelamento; Sinistro; Resolução de Problemas e Comunicação. Para
cada um deles há um processo específico de avaliação, que será
implementado gradualmente nos produtos de Automóvel, Residência,
Vida e Saúde ao longo de 2021.