Um aviso que teria sido colocado embaixo do balcão da recepção
de um hospital particular no Rio chocou usuários do Facebook e até
mesmo a Defensoria Pública do Estado.
O texto deixa claro uma orientação da unidade para discriminar
pacientes de acordo com seus respectivos planos de saúde. A foto
foi publicada neste domingo (5) e teve mais de 9 mil
compartilhamentos na rede social até a tarde desta segunda-feira
(6).
A instrução dada às recepcionistas do Hospital Clínica Grajaú,
na Zona Norte do Rio, foi flagrada pelo analista de sistemas
Fabiano Mello, de 32 anos. No domingo, ele acompanhava a mulher,
que estava passando mal, na unidade, quando viu o aviso. O texto
diz: "Atenção: já falei diversas vezes que esses quartos novos não
pode internar (Assefaz, Golden, Assim, entre outros convênios),
priorizar convênios melhores (Petrobras, Cassi, BNDES [...]
Bradesco)".
"Aquilo não me afetou diretamente porque a minha mulher não
precisou de internação e, mesmo que precisasse, o nosso plano
estava na lista dos 'bons'. Decidi denunciar porque isso vai afetar
outras pessoas que não tem condições financeiras de pagar um plano
de saúde mais caro", disse Fabiano Mello.
Procurada pelo G1, a administradora do Hospital Clínica Grajaú,
Vilma Azevedo, negou que o hospital discrimine pacientes pelo plano
de saúde e afirmou que a foto é falsa."O hospital tem 47 anos e
nunca fizemos isso. Nunca vi aquilo [aviso] dentro do hospital,
desconheço esse aviso. Na minha opinião aquela foto é falsa. Isso
deve ser coisa de alguém que ficou insatisfeito com o atendimento",
disse Vilma.Por volta das 18h, a unidade divulgou uma nota de
esclarecimento considerando a denúncia "leviana". (Veja a íntegra
da nota abaixo)
Defensoria vai apurar o casoA coordenadora do Núcleo de Defesa
do Consumidor da Defensoria Pública do Rio, Alessandra Bentes,
disse que levou um "susto" quando viu a denúncia e que o caso será
apurado."Tomei um susto. Isso não é permitido. O hospital não pode
fazer diferenciação entre planos do mesmo patamar. Todos que têm
direito, previsto em contrato, à internação em quartos devem
receber tratamento igualitário.
O consumidor não pode ser penalizado e sofrer as consequências
pelo valor pago pelos planos às unidades", disse a defensora,
explicando que os planos de saúde pagam valores diferentes pelos
serviços e, por isso, alguns hospitais dão preferência às
operadoras que repassam maior valor.Alessandra Bentes disse ainda
que vai apurar o caso e que quem se sentir discriminado desta forma
deve reunir provas e procurar a Delegacia de Defesa do Consumidor e
a Defensoria Pública. "Isso é importante para que sejam tomadas
medidas legais", finalizou.
Nota de esclarecimento do hospital:
Tendo em vista a leviana foto de um cartaz, deliberadamente
postada nas redes sociais e presumidamente tirada dentro do
Hospital-Clínica Grajaú, que vazou para a imprensa e vem,
injustamente, denegrindo e maculando a sua proba imagem, em
respeito ao público em geral enotadamente aos pacientes, planos de
saúde e colaboradores, vem esclarecer o seguinte:
1 – O Hospital-Clínica Grajaú jamais afixou ou permitiu que
fosse afixado, em qualquer uma de suas dependências, o cartaz
objeto da foto, maliciosamente postada nas redes sociais;
2 – Não há nela qualquer elemento que possa comprovar estivesse
o referido afixado dentro do hospital, uma vez que todos os nossos
comunicados são impressos em papel timbrado, com carimbo e
assinatura da direção;
3 – O Hospital-Clínica Grajaú é uma instituição com 47 anos de
existência e estabelecida no bairro do Grajaú, sempre prestando
serviços de qualidade ao público em geral, e onde a saúde está em
primeiro lugar. Por isso, é um dos principais centros de referência
médica da região e, naturalmente, jamais permitiria que um cartaz,
como o que foi veiculado, fosse afixado em qualquer dependência
sua.Como o hospital está tendo seu nome achincalhado, sem provas e
à sua revelia, sem que lhe seja dado qualquer direito de resposta,
comunica ao público que repudia a postagem de mensagem
promocionais, sensacionalistas e propositalmente criadas, como
essa, com o nítido fim, de seu autor, de se auto promover, ganhando
espaço na mídia.