Instituição muda processos e contratos com fornecedores
e colhe uma série de benefícios, entre eles, a redução de dois
meses para vinte dias de produtos ociosos no estoque
Há dois anos e meio, o Grupo Saúde Bandeirantes – que possui em
sua rede de hospitais privados o Hospital Bandeirantes, localizado
na Liberdade, e o Hospital Leforte, no Morumbi – iniciou a
reestruturação da área de compras e, com isso, melhorou processos
economizou R$ 15 milhões.
Munido de um planejamento de execução estruturado, a entidade
renegociou contratos, movimentou pessoas, ajustou processos de
aquisições, capacitou compradores e desenvolveu alternativas de
abastecimento. Depois de um ano, o gerente corporativo de
suprimentos do Grupo, Ronie Reyes, percebeu que para colocar em
prática todo o planejado era preciso uma solução muito além da até
então planilha de Excel usada para controlar a reposição de compras
da instituição.
O fornecedor escolhido para unir as estatísticas de consumo,
mensurar o desvio padrão com uma gestão visual de estoque, em tempo
real, foi a brasileira GTPLAN. “Passamos a conseguir cadastrar
todas as políticas de aquisição para projetar a quantidade exata de
produtos que devem ser adquiridos para os hospitais. A ferramenta
atualiza de duas em duas horas o consumo do hospital e dispara
alerta de reposição”, conta Reyes.
Com a implementação da solução, o índice de entrega do
almoxarifado para as áreas assistenciais solicitantes passou de 76%
para 96% em 2012, contribuindo para elevar o nível de satisfação
desde os médicos e enfermeiros até o paciente.
“A enfermeira sabe que os materiais sempre vão estar
disponíveis”, enfatiza o executivo. Entretanto, a desconfiança dos
profissionais foi grande no início da reestruturação, uma vez que o
nível de cobertura do estoque de uma das unidades do Hospital
Bandeirantes passou de 60 dias para 22. Ou seja, o tempo de
produtos ociosos na entidade diminuiu substancialmente.
“Isso trouxe um beneficio financeiro enorme, pois as aquisições,
agora, são fracionadas de acordo com as necessidades de reposição,
vistas muito antes de tornarem-se críticas”, diz.
Atualmente o Grupo, que conta com 390 leitos, mantém uma central de
compras com cinco compradores, dividida por “famílias” de produtos
e uma área de planejamento com três analistas, situada dentro do
almoxarifado.