Quem
nunca soube de alguém que ficou na mão na hora de ser indenizado
pelo seguro do carro? Seja por culpa do consumidor ou da
seguradora, uma verba tão importante como essa pode virar tema de
controvérsia depois de um sinistro.
Se um
dos lados estiver errado, é possível chegar a um acordo ou acionar
a Justiça. Mas o que acontece muitas vezes é que a falta de
informação ou o descumprimento do contrato comprometem a entrega da
indenização quando o cliente mais precisa desse dinheiro. Luciano
Cardoso, superintendente regional da AD Corretora de Seguros,
apresenta os 7 cuidados principais que você ter ao lidar com o
seguro do carro. Confira:
1.
Não minta nem omita informações Se você mentir para o corretor de
seguros ou a seguradora e houver divergência de informações na hora
da entrega da indenização, é bem provável que ela seja negada e
você não tenha nem o direito de recorrer da decisão.
2.
Leia atentamente o manual do segurado
Apesar de chato, é algo necessário. Leia o manual
do seguro do carro na íntegra para ficar por dentro de todas as
condições gerais e especiais da apólice. Isso ajuda a conferir se o
serviço cumpre suas exigências, como proceder em caso de problemas
e conhecer as particularidades da sua seguradora.
3.
Informe-se bem sobre riscos cobertos e excluídos
Esta
é uma tarefa essencial para qualquer pessoa que contrate ou
mantenha um seguro de automóvel. Ciente dos riscos, você saberá se
o seguro vai indenizá-lo ou não em diversos tipos de situações. É
claro que, como diz Luciano Cardoso, superintendente regional da AD
Corretora de Seguros, a ajuda de um corretor profissional facilita
muito.
Isso
porque o trabalho dele é analisar seu perfil e indicar as
coberturas ideais para você.
4.
Seja claro sobre o uso do veículo e seus principais
condutores
Além
de informar a seguradora ou o corretor sobre como pretende usar o
carro – ir ao trabalho, à faculdade, viajar, etc. -, é preciso
revelar também quem são os principais motoristas do veículo. A
seguradora pode negar o pagamento da indenização caso o condutor
envolvido em um acidente, por exemplo, não tenha sido especificado
com antecedência.
5.
Contrate um seguro de carro que atenda às suas
necessidades
Pode
acontecer de você contratar um seguro com inúmeras coberturas, mas
que não são as ideais para o uso que fará do veículo. Por isso, é
sempre bom escolher um produto que seja perfeito para o que o seu
estilo de vida exige.
6. Se
fizer modificações no carro, avise a seguradora
A
maioria das seguradoras pede que toda e qualquer modificação no
carro seja comunicada, o que levará à realização de uma vistoria.
Depois disso, a empresa avisa o cliente se aceita ou não as
alterações. Assim, pense duas vezes antes de “tunar” seu veículo ou
mesmo rebaixá-lo, já que isso pode comprometer o investimento no
seguro.
7.
Esclareça todas as suas dúvidas na hora da contratação
O
momento do contrato é ideal para esclarecer qualquer dúvida sobre o
seguro do carro, pedir mais informações e fazer pesquisa de
mercado. Esse processo ajudará você a se familiarizar com o serviço
e evitará que algo que ficou obscuro no passado comprometa a
indenização no futuro.