Estamos vivendo a “Era do Consumidor”. O cliente tem acesso fácil e rápido a tudo que precisa, pode obter todas as informações de determinado Plano de Saúde ou Seguro pela internet e até contrata-lo On-Line.
Então, qual o papel do corretor?
O mercado evoluiu, e a figura do corretor deveria ter evoluído junto. O cliente tem influência, o conhecimento (às vezes sabe até mais que o próprio corretor) e o poder de decisão. O “novo” papel do corretor não é apenas informar, mas propor alternativas, questionar. Ser consultivo! Quem não entende isso ficará estagnado ou será engolido.
No passado era o cliente que fazia perguntas e o papel do corretor era de apenas respondê-las. Hoje, é papel do corretor fazer as perguntas. Principalmente as perguntas certas! A situação se inverteu: o corretor tem as perguntas, o cliente tem as respostas.
Ainda hoje muitas pessoas entram na corretagem não como opção, mas por falta dela. Com isso, “sofrem vendas” ao invés de vender. Em outras palavras: é o cliente que compra, não o corretor que vende.
E você corretor, o que tem feito para se destacar e se manter na mente e no coração do seu cliente?
Veja abaixo os comentários de outros usuários sobre o tema.
"Dificilmente nossa profissão será extinta, pois o cliente quer olho no olho o contato com quem está fazendo negócios, de 100 acredito que 20 % irão se interessar em acessar um programa onde ele mesmo fará a compra direta de seu plano de saúde, a maioria dos clientes são dependentes de seus corretores após a venda.. Não acho q irá afetar à nós.."
Eliana Dias, às 19/12/2018 15:12
"Nossa profissão exige conhecimento constante de detalhes que se alteram sutilmente no mercado e que impactam em nossas vendas quando menos esperamos. A solução é permear a visão ampla do risco e o custo mais adequado da mitigação. O cliente se sente valorizado e mais, amparado de forma que seu corretor tem peso tão importante quanto seu médico ou advogado.
Sérgio Araújo - Corretor de Seguros"
Sarau Broker Consultoria de Seguros , às 18/12/2018 15:12
"Um consultor de benefícios jamais será substituido pelos sistemas online. Não basta saber utilizar tecnologias de vanguarda se o cliente não tem conhecimento pormenorizado do produto ou serviço que ele deseja adquirir. "
Edjailson Honorato da Silva, às 17/12/2018 15:12
"O papel do correto hoje e ser consultor, uma venda consultiva.
Verificar a real necessidade do cliente de acordo com as respostas dele na consultoria.
E apresentar o que está de acordo com o perfil, desta forma você fideliza o cliente e consegue oferecer outros produtos que se encaixam no perfil."
Rose Oliveira, às 13/12/2018 13:12
"Meu cliente precisa de meus serviços, pois sou capaz de orientá-lo quanto ao produto mais adequado ao seu perfil e porque meu atendimento personalizado esclarece todas as dúvidas dele de forma a permitir diálogo que fuja da frieza de um atendimento robotizado"
GILBERTO EUFRASIO MACHADO, às 10/12/2018 21:12
"SIMPLESMENTE POR EU SER UM TÉCNICO DE AÇÕES DE BENEFICIOS CORPORATIVO , E NÃO SIMPLESMENTE UM VENDEDOR."
Getulio Celso Pessoni Junior, às 10/12/2018 16:12
"Sou Gestora formada à nível de Pós-Graduação e todo Gestor é também um vendedor. Lidamos a todo os instantes com produtos e serviços, onde teremos que oferecer o que é melhor para o nosso clientes. Nunca seremos trocados pela máquina, onde o principal será o nosso contato corpo a corpo com os clientes. Pergunta: como a máquina irá fazer isso? É muito importante a relação vendedor-cliente olho no olho. Para mediatizar um fechamento de uma venda e levar ao hanking de vendas uma empresa, é necessário trabalharmos com humanos, com pessoas. Um dos fatores necessários para que seu cliente compre o seu produto ou serviços é a segurança e confiabilidade e isso só o homem sabe fazer. "
LUCIENE FERNANDES, às 08/12/2018 20:12
"Bom dia! A principal ação que tenho por ser um vendedor Consultivo é o de " escutar " o Cliente, saber as suas necessidades e localizar no mercado de seguros produtos que atendam ao seu Perfil. Investir cada dia mais no Pós-Vendas e me atualizar e cercar com as principais Ferramentas disponíveis pela tecnologia, como Cliente Agente, Multi Cálculo, Sistema de Gestão da Corretora na Nuvem e demais. Ah! O principal, ser transparente e correto nas minhas ações, com quem quer que seja, Cliente ou Parceiros ( Seguradoras e Operadoras de SAÚDE)."
OREN Corretora de Seguros LTDA, às 06/12/2018 09:12
"jamis vai acabar, por mais que a tecnologia domine, a presença do corretor sempre será importante."
jimenez adm e corretora de seguros s/c ltda, às 04/12/2018 11:12
"Não estou preocupa refente esse assunto.
Porque é necessário a presença de um vendedor .
Obs loja presentante da Apple ,, a maior empresa telecnologia mobil do mundo ..Veja quantidade de vendedores presente ,, "
Roberto Machado , às 03/12/2018 16:12
"Manter sempre a fidelidade, que em certos casos é difícil, pois esta politica de leiloar a entrada ou a comissão, nos trás prejuízos, financeiros e de confiança."
Edna Abimael Neves da Silva, às 03/12/2018 10:12
"Sem comentarios"
Maria Aparecida Vieira, às 27/11/2018 09:11
"Acredito que a profissão de corretor de seguros / plano de saúde vai passar por uma grande mudança nos próximos meses. A tecnologia com certeza substituirá diversas funções. Por exemplo: estão desenvolvendo um aplicativo onde a pessoa preenche os dados e já recebe on-line a cotação do seguro auto no e-mail dela.
Se houver algum ajuste na lei sobre a necessidade do corretor, pode ser sim, uma profissão à beira da extinção.
Por outro lado, se houver um fortalecimento, ficarão somente os profissionais....e o corretor seria necessário para direcionar negócios, assim como os advogados.
As insurtechs irão mudar radicalmente o mercado de seguros."
Luiz Washington de Souza Júnior, às 24/11/2018 13:11
"A figura ou pessoa do corretor sempre será fundamental se ele souber se posicionar. Sendo assim acredito que a tecnologia poderá aumentar a cada dia mas não pegarão o profissional de surpresa se ele evoluir junto com o crescimento tecnológico ."
CLAUDIO DE JESUS LUCINDO, às 20/11/2018 17:11
"Meu cliente precisa de mim para fazer o pós vendas e auxilia-lo no que for necessário depois do contrato implantado, é muito fácil vender e abandonar o cliente na mão da operadora ou ele preencher online e depois não ter a quem recorrer. "
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