Modalidade ganhou destaque durante
a pandemia e já faz parte da realidade do brasileiro
Talvez um dos assuntos mais
evidenciados quando falamos em serviços de saúde na pandemia, a
telemedicina conseguiu suprir parte dos atendimentos médicos em
tempos de distanciamento social. Provavelmente, algumas pessoas
adoraram a novidade e se adaptaram bem à tecnologia, enquanto
outras não aprovaram conversar com o médico por meio de uma
tela.
Desde 2007, foram editadas diversas
portarias pelo Ministério da Saúde dispondo sobre a telemedicina,
mas não havia, entretanto, uma lei que trouxesse mais segurança
jurídica para a modalidade – mesmo com a publicação da 13.989/2020,
já que ela tratava da prática somente durante a pandemia.
De acordo com os dados da
Associação Brasileira de Empresas de Telemedicina e Saúde Digital,
mais de 7,5 milhões de atendimentos virtuais foram realizados no
País entre 2020 e 2021.
Vitor Moura, CEO da plataforma
VidaClass Saúde, afirma que “a aplicação da telemedicina durante a
pandemia mostrou que a ferramenta de atendimento especializado
on-line estimulou melhorias na saúde, tanto para o paciente quanto
para o médico, pois validou um contato próximo e seguro mesmo de
forma remota.”
Dentro das tratativas do tema, no
último dia 28 de dezembro, foi publicada a Lei 14.510/22, que
revogou a 13.989/2020, colocando fim às discussões sobre a
legalidade dos serviços médicos à distância e regulamentando a
prática tanto no sistema público quanto no privado.
Tecnologia e otimização dos
serviços
As empresas de saúde vêm se
mobilizando há algum tempo para conseguir combinar custo, qualidade
e disponibilidade. A acessibilidade nos atendimentos promovidos
pelas healthtechs que olham para a desburocratização é um
direcionamento que permite atendimento especializado, redução de
preços e manutenção da qualidade.
Seguindo esse direcionamento, a
VidaClass Saúde negocia seus produtos em uma plataforma com
escolha, agendamento e pagamento totalmente digitais. Assim, o
público tem o poder de decisão a poucos cliques de distância e
dentro de uma rede credenciada ampla. “A predisposição para pagar
por determinados serviços de saúde não é a mesma em um jovem e em
um idoso, por exemplo. Entendendo isso, conseguimos personalizar
nossas ofertas, evitando cobranças generalizadas, e, com a
tecnologia, facilitamos todos os processos. Assim, é possível
democratizar o acesso à saúde.”, finaliza o CEO da VidaClass
Saúde.
Uma plataforma completa
Com o propósito de empoderar as
pessoas em suas escolhas de serviços de saúde, a VidaClass Saúde
possui contratação, agendamento e pagamento on-line, simplificando
o processo de acesso à saúde, e disponibiliza diversos filtros e
opções para que o público possa ter mais poder de decisão.
Além de oferecer consultas
presenciais e por telemedicina, exames e serviços que garantem
internação hospitalar, vida e assistência, a VidaClass Saúde
disponibiliza descontos e entrega em domicílio de medicamentos por
meio da farmácia digital VC Delivery.
Sobre a empresa – Criada em 2014, a
VidaClass é uma startup que promove acesso a diversos serviços na
área da saúde. Entre eles, médicos, dentistas, exames de imagens e
laboratoriais, consultas multiprofissionais, pacotes hospitalares,
seguro de diária internação hospitalar e benefícios
farmacêuticos.