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Destes, 28,6% relataram problemas apenas
com consultas e 47,6%, com consultas associadas a outros
procedimentos
Levantamento realizado pelo Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do
Consumidor) mostra que 72% dos usuários de planos de saúde
enfrentam dificuldade para marcar consultas. Destes, 28,6%
relataram problemas apenas com consultas e 47,6%, com consultas
associadas a outros procedimentos.
Em geral, os consumidores têm de esperar pelo menos um mês para
conseguir uma consulta ou exame. Segundo o Idec, esses números
mostram que é necessário uma presença maior da Agência Nacional de
Saúde Complementar (ANS).
Para o instituto, a ANS deveria criar regras e fixar prazos mínimos
para garantir que os usuários sejam atendidos em um tempo
adequado.
O Idec afirma que a explicação de tantos problemas está na rede
credenciada insuficiente e na burocracia das operadoras, que
dificultam o acesso aos procedimentos.
Além disso, critica o atendimento diferenciado entre os pacientes
conveniados a um plano e os que pagam a consulta. O Idec ouviu 616
pessoas entre 5 e 31 de julho. Destas, apenas 12% relataram não ter
problema nenhum com o plano.
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