O plano de saúde sempre gerou uma das maiores dificuldades para
o consumidor comparar os serviços prestados pelas operadoras. Agora
a ANS ajuda o consumidor, pela divulgação do resultado da
pesquisa.
As pessoas que estão pensando em contratar uma operadora de
plano de saúde, ou que planejam trocar de operadora, encontram, na
internet, uma ajuda que pode ser preciosa.
É uma avaliação feita, todo ano, pela Agência Nacional de Saúde,
como conta a reportagem de André Luiz Azevedo. Alexander, de 7
anos, caiu da escada soltando pipa, há um mês. A mãe correu para o
hospital e aí o problema aumentou.
“Eu fiz um plano completo pra ele e quando precisei da cirurgia,
era uma cirurgia de emergência, e eu tive uma negativa. Fiquei
muito decepcionada”, disse Guaciara Lúcio Barros Mielke.
A recomendação parece óbvia, é preciso pesquisar antes de comprar
qualquer produto ou serviço para não se arrepender depois. Mas, no
caso dos planos de saúde, a pesquisa sempre foi mais difícil.
Como conseguir a informação sobre consultas ou internações
a não ser na hora em que mais se precisa? É por isso que a
avaliação feita pela Agência Nacional de Saúde pode ajudar muito o
consumidor.
Em 2008, a Agência Nacional de Saúde testou 1.480 planos, inclusive
odontológicos. Pela primeira vez, a ANS testou itens como
atendimento, estrutura e operação, satisfação dos pacientes e
situação econômico-financeira das empresas.
Dos planos de saúde analisados, 49% tiveram avaliação ruim ou
péssima, 31% regular e 19% boa ou ótima.
A avaliação é mais importante agora por causa da portabilidade dos
planos de saúde, que vale desde abril deste ano. Pessoas que
contrataram operadoras depois de janeiro de 1999 e estiverem em dia
com as mensalidades podem mudar de plano sem novo prazo de
carência.
“O consumidor pode usar essa avaliação tanto pra comprar um novo
plano, quanto pra exercer o seu direito de mudar de operadora sem
cumprir novo prazo de carência”, disse o diretor-presidente da ANS,
Fausto dos Santos.
O advogado Daniel Frazão diz que ficou quase um mês pesquisando
para trocar de plano. Ele ainda não conhecia o levantamento da
Agência Nacional de Saúde.
“Por ser um órgão oficial, talvez esse critério de avaliação e
comparação entre os planos ele seja um critério imparcial, com isso
você fica mais seguro para tomar sua decisão de acordo com o que te
convém”, disse Frazão.