Em sua palestra, o ministro abordou os desafios da pasta, como o financiamento da saúde pública, a reestruturação da Atenção Primária, a informatização do sistema, a criação da Secretaria Nacional de Atenção Básica e de um novo programa de alocação de médicos para atender as cidades mais necessitadas do país.
“A política de saúde é uma das que têm a maior demanda da sociedade brasileira e que precisa de definição de recursos que serão necessários para a sua realização. O fato de ter verbas vinculadas não foi suficiente para que a União, com o tempo, fosse diminuindo o seu percentual de participação no financiamento da saúde”, disse.
Pela Seguradora, participaram do evento os diretores Helton Freitas, Agenor Ferreira da Silva Filho e Tajumar Custódio Martins, além de superintendentes. “A saúde passa por grandes transformações e é fundamental que os setores público e privado possam desenvolver uma agenda estratégica comum, com foco na qualidade e na sustentabilidade do sistema”, avalia Helton.
Sobre a Seguros Unimed
Cuidar para transformar. Essa é a nossa essência e o direcionamento que norteia os negócios da Seguros Unimed. Por sua origem no cooperativismo médico, a Seguradora tem como foco atender, além do Sistema Unimed, as demandas do segmento cooperativo e do setor de saúde. A Companhia foi fundada em 1989, tendo como missão inicial comercializar planos de previdência privada para os médicos cooperados ao Sistema Unimed em todo o país.
Com o passar dos anos, ampliou os seus negócios e ganhou participação no mercado segurador brasileiro, atendendo a 6 milhões de clientes também nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida e Ramos Elementares – estes com ênfase nos seguros de Responsabilidade Civil Profissional. Atualmente, possui 1,2 mil colaboradores presentes na Matriz e na Central de Relacionamento, situadas em São Paulo, além de 22 escritórios regionais. Com faturamento global de R$3,26 bilhões em 2018, a Seguros Unimed projeta crescimento acima de 14% para 2019 – e está entre as maiores e mais sólidas do mercado, segundo os rankings da imprensa de negócios.