As pequenas e médias empresas são,
hoje, o principal pilar do crescimento do mercado de seguros no
Brasil. Não por acaso, as seguradoras vêm investindo forte nesse
segmento que, em 2014, respondeu por mais de 40% do faturamento do
setor.
Segundo projeção da Confederação
Nacional das Seguradoras (CNSeg), no ano passado, a atividade de
seguros cresceu pouco mais de 11%, bem acima do Produto Interno
Bruto (PIB) brasileiro.
Inicialmente, o mercado trabalhava
com a possibilidade de um incremento de até 15%. Contudo, o cenário
instável na economia afetou essa expectativa. As pequenas e médias
empresas impediram uma redução ainda maior do percentual de
crescimento. “Nosso desempenho foi, de fato, em boa parte
sustentado pelos negócios fechados com empresas de pequeno e médio
porte”, admite o presidente da CNseg e da Bradesco Seguros, Marco
Antonio Rossi, que espera um avanço de até 12,4% em 2015.
Esse quadro foi ainda mais claro na
área de benefícios. Na própria Bradesco, as vendas de seguro saúde
para negócios de menor porte registraram salto de 38% apenas no
primeiro trimestre do ano passado. O diretor comercial da Bradesco
Seguros, Marco Antônio Gonçalves, explica que, para reter bons
talentos, diante da grande competitividade, as pequenas e médias
empresas não economizam em oferecer o melhor para seus
funcionários. “Essas empresas apostam na contratação de seguros
saúde e odontológico e planos de previdência privada”, observa o
executivo.
As corretoras e consultorias
especializadas no ramo de benefícios também já aproveitam essa
tendência favorável.
É o caso, por exemplo, da Budget
Consultoria, especializada na gestão de planos de saúde
empresarial. No ano passado, a empresa faturou cerca de R$ 5,3
milhões, crescimento de 20% sobre 2013. Desse total, 25% foram
gerados pelo segmento de pequenas e médias empresas, com
aproximadamente 40 mil vidas seguradas.
Para 2015, a meta é a de um
faturamento da ordem de R$ 6,4 milhões, crescimento 21% em relação
a 2014, sendo uma contribuição superior a 50% das Pequenas
Empresas. Isso deve ocorrer devido à nova política de
comercialização da Budget e do contrato assinado no final do ano
passado com a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e a
Bradesco Seguros.
Esse acordo prevê condições
especiais e preços diferenciados para as empresas associadas da
ACRJ que contratarem o seguro da Bradesco Saúde e o Plano
Odontológico Bradesco Dental, com a consultoria da Budget.
O foco será o segmento Seguro para
Grupos (SPG) de três a 199 vidas, que proporciona grande
flexibilidade na contratação e preços competitivos para o
atendimento a micros, pequenas e médias empresas. “Trata-se do
benefício mais almejado pelos funcionários das empresas e uma
conquista importante para todos eles e para as empresas que
aderirem ao Projeto Saúde ACRJ”, explica o diretor da Budget
Consultoria, Ernani Araújo.
Segundo o executivo, tudo foi
pensado de maneira a desenhar e apresentar um produto que coubesse
no perfil do empresariado. “A experiência que temos no seguro saúde
o estreito relacionamento com as seguradoras parceiras, como é o
caso da Bradesco, são um ponto forte do nosso atendimento e nos
qualifica para fazer o gerenciamento de um projeto tão importante”
acrescenta Araujo.