Vendida por quase R$ 300
milhões, operadora de Limeira, no interior paulista, era ativo
negociado pela São Francisco
Por Beth
Koike | Valor
A Hapvida, de Fortaleza, adquiriu
100% da Medical, grupo que possui operadora de planos de saúde e
hospital em Limeira, no interior de São Paulo, por R$ 294
milhões.
Com a transação, a companhia começa
a absorver as primeiras sinergias com a São Francisco, operadora
que também atua no interior paulista e foi adquirida por R$ 5
bilhões, em maio. A Medical era um dos ativos que estavam sendo
negociados pela São Francisco antes desta ser vendida à
Hapvida.
“Antes, era mais complicado para a
São Francisco fazer uma operação de quase R$ 300 milhões. Agora,
sendo um grupo grande é possível”, disse Bruno Cals, diretor de
finanças da Hapvida. A aquisição será paga à vista, com desconto do
montante referente às garantias para possíveis passivos
futuros.
Neste ano, até o momento, a Hapvida
já fez oito aquisições que juntas somaram R$ 5,8 bilhões. A
companhia captou R$ 8 bilhões no mercado, entre oferta de ações e
emissão de debêntures desde sua abertura de capital (IPO), em abril
do ano passado.
Com cem leitos e maternidade, o
hospital da Medical será ofertado aos usuários do plano de saúde da
São Francisco, que não possui um hospital próprio na região de
Limeira. “Essa aquisição também vai nos proporcionar baixar a
sinistralidade dos usuários da São Francisco nessa região, onde não
temos rede própria. Também teremos ações para baixar a
sinistralidade da Medical, que é da ordem de 80%”, disse Cals. Para
efeito de comparação, a taxa média de sinistralidade na Hapvida e
São Francisco é inferior a 60%.
Um dos motivos do custo mais
elevado é que parte relevante dos usuários não se interna no
hospital próprio, além disso, a operadora da Medical é uma
cooperativa médica. Nesse modelo, é comum a realização de uma
grande quantidade de procedimentos, uma vez que o sistema se
retroalimenta, ou seja, os ganhos do ano da cooperativa são
distribuídos entre os próprios médicos cooperados.
A São Francisco conta com cerca de
60 mil usuários em Limeira e cidades próximas. A Medical, por sua
vez, tem 80 mil vidas. Deste total, 15% são clientes de plano
individual e os demais 85% são convênios médicos corporativos.
“Para evitar que o hospital fique sobrecarregado, podemos, por
exemplo, construir um pronto atendimento em outra parte da cidade”,
disse Cals.
O grupo Medical encerrou 2018 com
receita de aproximadamente R$ 180 milhões. A operadora fechou com
lucro de R$ 748 mil.