A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) discutirá,
em audiência pública, os critérios que serão utilizados para a
formação dos nomes comerciais dos medicamentos no Brasil. A reunião
para debater o tema está marcada para o dia 24, em Brasília
(DF).
Em nota, a agência informa que a proposta tem por objetivo
minimizar ou eliminar a possibilidade de interpretação falsa, erro
ou confusão quanto à origem, procedência, natureza, composição ou
qualidade desses produtos farmacêuticos. A primeira versão da
proposta foi colocada em consulta pública em 2010.
"A audiência pública do dia 24/9 é mais uma oportunidade para os
interessados apresentarem sugestões e contribuições ao tema", cita
a Anvisa. O arquivo com a versão consolidada das medidas previstas
pela Consulta Pública nº 72, estabelecendo "critérios de
aceitabilidade de nomes comerciais de medicamentos", está
disponível na internet.
A agência está propondo uma série de novos critérios quanto à
escolha dos nomes dos remédios. Uma das sugestões é que o nome
comercial deve guardar suficiente distinção gráfica e fonética em
relação às designações de outros medicamentos, alimentos ou
cosméticos já registrados. Outra ideia é que os fabricantes também
não possam utilizar palavras ou expressões que induzam ao
entendimento de que o medicamento seja inócuo, natural, isento ou
com reduzidos efeitos colaterais, ou , então, que tenha potência e
qualidade superiores, propriedades especiais não comprovadas. Há
ainda a meta, dentro dessa discussão, de evitar mensagem que possa
induzir à automedicação.