Em setembro, a operadora de planos de saúde de grande porte com
maior índice de reclamações foi a Unimed Paulistana, segundo o
ranking mensal da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Entre as empresas de médio porte, a campeã de queixas em setembro
foi a Só Saúde Assistência Médico Hospitalar.
No dia 9 de outubro, a ANS retomou a suspensão da venda de 246
planos de saúde de 26 operadoras, por decisão do Superior Tribunal
de Justiça (STJ), que havia sido inicialmente anunciada em agosto.
As suspensões são feitas, justamente, em virtude do grande número
de reclamações de clientes. Confira a lista dos planos com as
vendas suspensas.
No site da ANS, no link “Índice de Reclamações”, é possível
observar o número de reclamações das operadoras nos últimos seis
meses e o índice de reclamação nos últimos 24 meses. O índice
apresenta o número médio de reclamações para cada 10 mil clientes
nos seis meses anteriores. Para isso, o número de reclamações dos
últimos seis meses é dividido pelo número de beneficiários do mesmo
período, e o resultado é multiplicado por 10 mil.
Assim, lideram o ranking as operadoras que têm a maior frequência
de reclamações, evitando-se que as empresas com mais clientes
fiquem sempre nas primeiras posições do ranking apenas pelo maior
número de beneficiários, ou que as empresas com menos clientes
fiquem sempre nos últimos lugares. Veja a seguir o ranking da ANS
das 20 operadoras de grande e médio portes mais reclamadas de
setembro.
Operadoras de grande porte:
Operadoras de médio porte:
|