Programa do Ministério da Saúde
oferece suporte avançado a profissionais que atuam no interior e em
regiões mais afastadas dos grandes centros, qualificando e
ampliando a Atenção Básica
O Programa Telessaúde Brasil Redes,
desenvolvido pelo Ministério da Saúde, é reconhecido pela
Organização Pan-Americana da Saúde, organismo internacional ligado
à Organização Mundial de Saúde (OMS), como referência mundial em
tele-tecnologia para promover e ampliar o acesso aos cuidados em
saúde, especialmente às populações que vivem em áreas remotas. A
ferramenta é um importante aliado do modelo de Atenção Básica
implantado atualmente no país, e gestores de saúde de outros
países, entre os quais nações africanas, estão estudando seus
indicadores de funcionamento e metodologias de implantação e de
monitoramento.
O Telessaúde Brasil Redes viabiliza
a realização de teleconsultorias, telediagnósticos, teleducação e
segundas opiniões formativas por meio de tecnologias da informação
implantadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e instituições de
referência. Atualmente, são 14 núcleos implantados e 33 em fase de
implantação, localizados em instituições formadoras, como hospitais
universitários, e órgãos de gestão. Eles se conectam a mais de
cinco mil pontos instalados em UBS de 2,5 mil municípios,
abrangendo 30 mil profissionais das equipes de Saúde da Família.
Este ano, o Ministério da Saúde deve lançar também um aplicativo
para dispositivos móveis (sistemas Android e iOS) e ampliar o
atendimento para mais de três mil municípios.
De acordo com a OPAS/OMS, em áreas
como a região amazônica, onde há grandes distâncias a serem
percorridas, as soluções tecnológicas oferecidas pelo Telessaúde
podem evitar o encaminhamento desnecessário de pacientes para os
grandes centros, evitando a realização de deslocamentos que
demandam tempo e geram custos aos usuários do SUS e ao próprio
sistema. Ao criar as centrais de regulação de consultas e exames e
ao utilizar a teleconsultoria para avaliar a situação do paciente,
o Ministério da Saúde tornou possível avaliar os benefícios
esperados do tratamento antes que o usuário precise viajar, aponta
a organização. A OPAS também destaca que o Ministério da Saúde tem
feito grandes investimentos em recursos humanos, financeiros e
organizacionais no SUS, cuja experiência é classificada como de
complexidade única no mundo.
“Esse é o reconhecimento
internacional dos países e dos órgãos ligados à ONU ao esforço que
o Ministério da Saúde tem feito para aliar a tecnologia da
informação aos cuidados em saúde. Com o Telessaúde e seus serviços,
o profissional que está lá na ponta, numa unidade de saúde de uma
pequena cidade do interior ou de uma periferia de uma grande
cidade, entra em contato com médicos especialistas que avaliam os
exames e as imagens de raio x ou de eletrocardiograma e detectam
mais facilmente e mais rapidamente o problema. Com isso, nós
reduzimos o tempo de espera da população para conseguir uma
consulta com um especialista”, explica o ministro da Saúde,
Alexandre Padilha.
ALCANCE -
Desde 2007, quando a ferramenta foi lançada, foram realizadas mais
de 150 mil teleconsultorias, 1,2 milhão de telediagnósticos
(análise de exames de apoio à distância), 700 segundas opiniões
formativas (confirmação do diagnóstico por um médico especialista)
e mais de 540 mil participações de profissionais de saúde em
atividades de teleducação. O programa estará presente, até o final
de 2014, em 3.266 municípios de todas as unidades federativas.
Médicos que participam do Programa
de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (PROVAB) e
profissionais do Programa Mais Médicos podem recorrer ao número
0800 644 6543 para realizar teleconsultoria, tirando dúvidas sobre
procedimentos e diagnósticos. O serviço, que conta com equipe
composta por especialistas em Medicina da Família e Comunidade,
funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h30.
Além do telefone, os serviços de
teleconsultorias, telediagnósticos e ações de teleducação, podem
ser feitos de duas outras maneiras: pela Plataforma Online do
Telessaúde Brasil Redes (disponível no endereçowww.telessaude.gov.br), onde o profissional envia a
pergunta por texto e recebe a resposta em até 72 horas, e também
por web conferência por meio de software de comunicação online, que
deve ser agendada junto aos núcleos de Telessaúde que dão suporte à
região onde o profissional atua.