Selecione seu Estado São Paulo
Quinta-Feira, 09 de Julho de 2020


E-mail:
Senha:
Cadastre-se Login
Acessando.... Erro ao acessar. Esqueceu sua senha?

Quer transformar uma boa ideia em um negócio? Veja nove dicas para empreender

Fonte: Data: 30 junho 2016 Nenhum comentário

Uma ideia inovadora para solucionar um problema da sociedade pode ser o ponto de partida para a criação de um negócio. Entretanto, quem quer empreender às vezes encontra dificuldades para fazer o projeto sair do papel. Para ajudar neste começo, mentores e participantes do Braskem Labs compartilham suas experiências e dão dicas importantes para evitar tropeços nessa empreitada.

1- Arregace as mangas

Não basta ter apenas uma ideia, é preciso que ela seja passível de aplicação. Por isso, no mundo do empreendedorismo vale a máxima de que começar um negócio exige “1% de inspiração e 99% de transpiração”. Isso porque é necessário trabalhar duro para transformar uma ideia em um negócio.

2- Coloque tudo no papel

Quer transformar sua ideia em um projeto? Hora de fazer um rascunho e analisar onde estão as falhas e o potencial para aprimoramento. Seja objetivo e rápido. A fase é importante, mas não deve tomar muito tempo.

3- Compartilhe sua ideia

Para entender se seu projeto é viável, é importante compartilhar e apresentar sua proposta de negócio a outras pessoas, especialmente com aquelas que tenham alguma vivência no assunto ou área de interesse e que possam fazer questionamentos e enriquecer a ideia. Essa etapa é importante para testar a viabilidade e decidir se deve seguir em frente.

4- Conheça o mercado

Para ter sucesso, é importante entender o que o mercado anseia, por meio de uma análise multidimensional, incluindo especificações técnicas, aplicações, requisitos do produto, marketing, vendas, produção, custo, entendimento de mercado e da proposta de valor.

5- Seja persistente

A persistência é qualidade essencial para todo empreendedor. Os programas de fomento a startups são fundamentais para aperfeiçoar projetos, mas a dedicação é essencial para tornar o sonho possível.

6- Defina seu foco

Depois de ter um projeto bem desenvolvido, o empreendedor também deve definir o foco do negócio, ou seja, o que pretende “lucrar” no futuro. Você quer ser proprietário da empresa, vender a ideia para um parceiro ou beneficiar uma comunidade?

7- Pense sustentável

As empresas privadas que tomam o objetivo sustentável como pilar para solucionar um problema são as que mais têm prosperado. Isso porque os investidores também têm preferido aplicar recursos em iniciativas que façam a diferença no mundo.

8- Saiba defender sua ideia
O empreendedor precisa saber apresentar de sua ideia para qualquer público, adequando sua linguagem para cada um deles e transmitindo as mensagens sempre com a maior clareza possível.

9- Seja otimista
“Sonhar grande e sonhar pequeno dá o mesmo trabalho”. Siga o conselho de Jorge Paulo Lemann e sonhe grande.

Fonte: Braskem, Endeavor e empreendedores participantes da primeira edição do Braskem Labs.

 

Para participar e deixar sua opinião, clique aqui e faça login.

 

Últimas