Assim como as Seguradoras e
trabalhando de modo quase simbiótico com elas, as Empresas de
Assistência realizam milhões de atendimentos anuais.
Com base nos registros históricos,
ainda que não haja perfeita concordância quanto aos fatos,
registra-se no ano de 1963, na cidade de Paris, o surgimento da
primeira iniciativa empresarial orientada exclusivamente à
prestação de serviços no segmento de assistência.
A partir do ano de 2004 a
Susep regulamentou no mercado de seguros o uso dos serviços de
assistência, permitindo sua utilização e especificando-os como uma
atividade complementar ao seguro, ou seja, não podem fazer parte do
objeto de negócios ou ser executados diretamente por sociedades
seguradoras, muito embora uma vez oferecidos, passem a fazer parte
da responsabilidade destas perante os segurados.
Os serviços de assistência
oferecidos nas apólices valorizam os contratos de seguros e
possibilitam aos clientes usufruir de variados serviços, muitas
vezes de forma independente da ocorrência de eventos de sinistro e
assim conferem vantagens imediatas aos segurados.
Como exemplo da integração entre a
assistência e o seguro, podemos citar aquele do seguro de vida e
dos programas de desconto em medicamentos ou, o do seguro de viagem
e os serviços de assistência correlatos. Seria até difícil imaginar
um seguro de automóvel sem um serviço de guincho, ou um seguro
residencial que não contasse com serviços de chaveiro, eletricista
e hidráulica.
Ainda que esses exemplos citados
sejam bem usuais, outros também merecem destaque, se não por
estarem bastante integrados à comercialização de apólices, também
por sua utilidade no dia a dia das pessoas.
Como exemplo de alguns desses
serviços, podemos incluir o de Segunda Opinião Médica, dando acesso
a pareceres especializados de profissionais da medicina; o de Help
Desk que auxilia com computadores e aparelhos eletrônicos similares
ou, ainda; a Assistência Pet que pode abarcar desde hospedagem até
consultas e cuidados estéticos com o bichinho de estimação.
Não podemos nos esquecer de citar,
também, um serviço que no começo de sua utilização sofria alguma
resistência pelo público, mas que hoje passou de oferecido pelas
seguradoras a procurado por aqueles que consomem seguros dos ramos
de Pessoas – a Assistência Funeral.
Além de servirem como
complemento das garantias securitárias, as assistências podem
agregar vantagens competitivas entre os seguros oferecidos no
mercado, além de incentivarem o estreitamento da fidelidade com os
Segurados.
Com sua flexibilidade e
capacidade de atendimento, os serviços de assistência certamente
conquistaram seu espaço com os segurados e entre as seguradoras,
passando a fazer parte dos hábitos de consumo e acesso às
facilidades que todos apreciam.