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Precisamos falar sobre aumento de conversão de venda

Fonte: SEGS Data: 29 dezembro 2016 Nenhum comentário

Quem ingressa no mercado e-commerce deve estar preparado para lidar diariamente com o termo ?taxa de conversão?. Converter é hoje a maior meta das lojas virtuais. Mas, os varejistas brasileiros ainda não lidam bem com isso - atualmente, o Brasil mantém uma taxa de conversão baixa, de 1,65%, enquanto a média global é de 3,89%, de acordo com a pesquisa divulgada pela Experian Hitwise.

Muitos empresários ainda não sabem como calcular essa taxa, que pode ser encontrada dividindo o número de pedidos pelo número total de visitas na loja, considerando um determinado período. Porém, um alto índice de conversão não significa muitas vendas, pois essa taxa está ligada ao número de visitas da loja virtual - logo, quanto mais acessos, mais vendas.

O público-alvo também deve ser considerado na conversão. Um site com público de classe alta e ticket médio baixo tem maior taxa de conversão. Para cada cem pessoas que entraram no site, cinquenta fizeram compras.

Conheça situações frequentes que podem estar segurando seus números de conversão.

Os meios de pagamento influenciam a conversão
Além dos desafios já conhecidos do lojista ? driblar a concorrência, ter produtos competitivos e interessantes e uma boa taxa de conversão ? ele ainda precisa enfrentar um eventual empecilho de seu aliado, o banco. A taxa de conversão deve ser também observada em relação ao meio de pagamento, quando o banco reprova transações por não visualizar claramente o Merchant Category Code (MCC) ? código que identifica o tipo de produto ? do varejista.

Pagar.me.jpg
Isso acontece quando o banco não visualiza todos os lojistas envolvidos. Assim, o banco analisa, sem diferenciação, transações vindas de lojas virtuais que comercializam produtos com diferentes níveis de risco, culminando em uma baixa conversão, mesmo para aqueles que apresentam transações saudáveis.

Para evitar a recusa da transação é preciso investir em uma ferramenta de checkout transparente, de preferência que não direcione o cliente para outra página na hora de efetuar o pagamento, reduzindo a chance de fazer parte dos altos índices de desistência e abandono de carrinho.

Serviços antifraude
O serviço antifraude adotado também pode ser o causador de baixos índices de conversão, especialmente se não houver uma combinação inteligente entre regras manuais e machine learning - esta última, de forma inteligente, atualizando o sistema com padrões de fraude; tornando as restrições mais assertivas e menos propícias a erros.

Garantia de chargeback
Por fim, a garantia de chargeback pode ser outro fator que contribui para diminuição do índice de conversão. Quando o produto comercializado está dentro das categorias aceitas pelo meio de pagamento, o serviço de garantia barra transações saudáveis para não ter que arcar com o prejuízo - no caso de ter que cobrir um chargeback do e-commerce.

Ferramentas para aumentar a conversão
A primeira solução é o checkout transparente - sem redirecionar o comprador para outra página, ele transmite a segurança necessária à finalização da compra. Com menos carrinhos abandonados, a loja tem mais compras finalizadas.

Funcionalidades como a de retentativa multiadquirente permitem que a operação seja reprocessada em outro adquirente quando há falha na primeira opção. Em poucos segundos, aquela que seria perdida acaba gerando retorno. Por fim, soluções que proporcionam mais transparência e reforçam a marca do varejista junto ao banco, podem diminuir o número de compras estornadas.

Mudança de cultura também é chave para aumento de conversão
Não basta apenas investir em um meio de pagamento eficiente. Um dos fatores de mudança mais importantes para aumentar a conversão é a cultura do empreendedor brasileiro, que pode se tornar mais inovadora com técnicas personalizadas para cada modelo de negócio. Encontrar a taxa ideal e alcançá-la é possível, com informação e tecnologia.

*A Pagar.me é uma das principais soluções digitais voltada aos lojistas virtuais do país, atuando como infraestrutura de pagamentos.

 

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