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Reverta os impactos negativos dos feriados nos negócios e saia no lucro

Fonte: SEGS Data: 15 fevereiro 2017 Nenhum comentário

Este ano, nove feriados prolongados poderão impactar diretamente a economia. Se por lado, o setor de turismo prevê um faturamento de R$ 21 bilhões, na contramão, os segmentos da indústria e do comércio varejista devem perder juntos cerca de R$ 70,5 bilhões até o final do ano, de acordo com as entidades ligadas aos setores. Diante desse cenário, micro e pequenas empresas devem estar atentas para aproveitar as oportunidades e diminuir os prejuízos.

O problema dos feriados em dias de semana é que muitas pessoas aproveitam para prolongar o descanso e emendar com o fim de semana. “Nestes dias dois setores são os que mais sofrem: o comércio, que é obrigado por lei a fechar as portas ou tem que pagar o dobro dos custos trabalhistas, e a indústria que paralisa a produção, aumentando os custos operacionais”, contextualiza a analista do Sebrae Minas Paula Bento.

Mas há também quem esteja rindo à toa. O setor de turismo prevê um crescimento de 8 a 14% no segmento com o aumento das expectativas e possibilidades de viagens. “São hotéis, agências de viagens, empresas de transporte, bares e restaurantes que esperam faturar mais com a movimentação dos turistas principalmente durante os feriados”, explica Paula.

Para a analista do Sebrae Minas, as micro e pequenas empresas devem estar atentas ao calendário para se planejar. Conheça algumas dicas e estratégias para reverter os efeitos negativos do período:

- Planeje campanha promocionais antecipadamente: aproveite os dias que antecedem os feriados para vender produtos com preços atrativos que podem ser necessários em períodos de recesso. Como por exemplo, protetor solar, roupas de banho, acessórios e cosméticos;

- Redistribua as metas diárias de vendas: uma vez que o número de dias úteis será menor ao longo do mês, o ideal é alterar as metas dos funcionários e motivá-los a cumpri-las;

- Aproveite a internet para fazer divulgar produtos e serviços: redes sociais, e-commerce e aplicativos de mensagens instantâneas podem despertar o interesse do cliente, que terá mais tempo disponível para dar atenção às promoções e definir os produtos que desejam comprar;

- Prepare as vitrines e use fachadas e portas dos estabelecimentos como outdoors: mesmo com as portas fechadas, estar com uma vitrine atrativa pode ser um diferencial para que o cliente volte e compre. Além disso, cartazes e adesivos podem chamar a atenção das pessoas a conhecerem ou se conectarem com as marcas nas redes sociais.

Dias da semana que cairão os feriados em 2017

Segunda-feira: Dia Mundial do Trabalho (1º de maio) e o Natal (25 de dezembro)

Terça-feira: Carnaval (28 de fevereiro)

Quarta-feira: Dia da Proclamação da República (15 de novembro)

Quinta-feira: Corpus Christi (15 de junho), Dia da Independência do Brasil (7 de setembro), Dia de Nossa Senhora Aparecida / Dia das Crianças (12 de outubro) e Finados (2 de novembro),

Sexta-feira: Paixão de Cristo (14 de abril), Tiradentes (21 de abril)

 

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